Essa Estação ficava centro de São João de Meriti. A estação de Meriti, foi inaugurada em 1910. Da estação de Costa Barros, na linha Auxiliar, saía uma linha variante que ia até Tomazinho, chamada de Ramal Circular da Pavuna. O porquê disso não está claro, mas a linha também seguia de Costa Barros direto para Tomazinho, levando a crer que havia trens que não seguiam para a Pavuna. Na verdade, em 1928 o ramal circular era citado por Max Vasconcellos, mas nos guias dos anos 1940 o trem já passava por Pavuna sempre, o trecho curto entre Costa Barros e Tomazinho funcionava até São Mateus, onde o subúrbio parava. Aparentemente, de Pavuna se podia ir de trem tanto a Belford Roxo quanto para São Mateus. Hoje é uma linha somente, que segue para a primeira. Originalmente, existia, cerca de 1,6 km à frente da estação da Pavuna, a estação de São João do Meriti, citada por Max Vasconcellos em 1928, mas esta foi desativada, provavelmente nos anos 1940, e desapareceu. Em 1949, com a inauguração da estação nova, o ramal circular nem era mais citado. Hoje, a linha da Supervia faz o trajeto de trens metropolitanos Dom Pedro II - Costa Barros - Pavuna - Belford Roxo. A estação da Pavuna hoje tem também o nome de São João do Meriti. Da Pavuna para a frente, até Belford Roxo, a linha atualmente segue pela linha original da E. F. Rio do Ouro, encampada pela Central. Segundo Sérgio Telles, em julho de 2005, a estação de São João do Meriti, aquela antiga, citada por Max Vasconcellos, sobreviveu funcionando como estação da linha que seguia para São Mateus até 1993, quando esta linha foi extinta. Foi demolida, ficava bem no centro da cidade. Ainda existem trilhos debaixo do asfalto onde havia a Estação. Foto de 1940.
Post [Créditos]
@ValorizeaHistoriaDaBaixadaFluminense
Postar um comentário